Cultura e educação


A educação é um dos temas mais importantes no trabalho que realizamos na Casa da Gente. O objetivo é contribuir na formação e aproximação das brasileiras e brasileiros com a língua e cultura do Brasil. Para isso acontecer, trabalhamos da seguinte maneira:

Preparação para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). 

Atenção cultural e educacional para crianças brasileiras que correm risco de exclusão social. 

Orientação aos associados sobre processos de reconhecimento e homologação de certificados acadêmicos. 

Serviços oferecidos 

  • Aulas preparatórias para ENCCEJA (Ensino Médio): Se realizará aulas preparatórias em horários específicos e fixos para a aprendizagem dos alunos/as. 
  • Atenção cultural e educacional: serão formados diferentes grupos de trabalho para apoiar os brasileiros e brasileiras no conhecimento da sua cultura. 
  • Apoio psicológico: Durante os cursos preparatórios para o ENCCEJA serão realizados cursos, com o objetivo de auxiliar aos estudantes na aprendizagem do conteúdo. 
  •  
    Observação: A Casa da Gente realizará atendimento de serviços educativos e culturais, buscando conexões com serviços realizados por outras ONGs e instituições públicas, auxiliando a brasileiros e brasileiras que necessitem suporte de uma referência brasileira para saber como atuar e a quem buscar. Trata-se de um serviço de informação e seguimento nos casos que o cidadão ou cidadã desejem.