Atenção Integral Social

As questões de carácter sociais são um tema pendente de atenção à comunidade brasileira em Catalunha. Este é um dos pontos fortes de trabalho da Casa da Gente nas seguintes frentes:

Apoio a vítimas de violência de gênero, exploração sexual, abuso sexual e qualquer violação de direitos por razões de gênero ou sexualidade. 

Suporte à população em situação de vulnerabilidade social (prisão, sem-tetos, situação econômica vulnerável). 

Brasileiros e brasileiras com instabilidade emocional que precisem de necessitem apoio psicológico em português. 

Qualquer pessoa que precise de apoio humano / emocional de um espaço brasileiro para superar uma situação de vulnerabilidade. 

Servicios ofrecidos 

  • Atenção personalizada semanal: horários fixos de atenção ao público. A proposta é ser um apoio ativo e humano às pessoas que necessitem. A equipe ajudará a divulgar os serviços locais ou do Brasil que podem utilizar em cada caso.
  • Serviço de urgência: telefone de atendimento em casos de urgência. Grupos de apoio: serão formados diferentes grupos de suporte para os processos sociais (Ex.: Grupo de Empoderamento Feminino, Grupos de Apoio à Reinserção Social, Grupo de Sobreviventes e todos os outros grupos necessários para trabalhar os problemas de maneira compartilhada). 
  •  Apoio psicológico: colaboração com psicólogas, oferecendo espaço e horários para a atenção, além de ajudar na gestão junto aos serviços locais de recepção e seguimento.
  • Cursos de formação e vivência em grupo: em colaboração com voluntárias e voluntários esperamos oferecer atividades de interesses social que contribuam a pensar no bem comum em prol da resolução de problemas e na busca das soluções. 
  •  
    Observação: A Casa da Gente realizará atenção social, buscando conexões com serviços realizados por outras ONGs e instituições públicas, auxiliando a brasileiros e brasileiras que necessitem suporte de uma referência brasileira para saber como atuar e a quem buscar. Trata-se de um serviço de informação e seguimento nos casos que o cidadão ou cidadã desejem.